Dia do Consumidor: sua loja está preparada?

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Dia do Consumidor: sua loja está preparada?

Com o sucesso do Black Friday, realizado sempre no mês de novembro, o Buscapé percebeu a carência de uma ação que movimentasse o mercado da mesma maneira, desta vez, em um período do ano ainda não explorado. A campanha não possui data fixa, mas acontecerá sempre na quarta-feira seguinte do dia oficial do consumidor (15 de março).

Grandes redes do varejo participaram da primeira edição do Dia do Consumidor, como por exemplo: Americanas, Centauro, Netshoes, Saraiva, Ricardo Eletro, Walmart, Submarino, entre outras. Para este ano, ainda não foi divulgada a relação das lojas participantes, porém já está confirmado que a ação contará com uma adesão ainda maior de lojas virtuais.

As ofertas das lojas cadastradas estarão disponíveis no site do Buscapé a partir da meia-noite do dia 18 de março, e o consumidor terá a possibilidade de verificar o histórico de preços dos últimos 30 dias de cada página de produto, a fim de ajudá-lo a encontrar as mercadorias que tiveram redução de preço mais relevante.

Mesmo sendo uma ação encabeçada por uma companhia, a data promete atrair diversos consumidores em busca de ofertas em geral. E, com o aumento de visitas e pedidos no e-commerce, é possível que sua estrutura sofra uma sobrecarga. Para não ter prejuízos em um momento que tem como objetivo gerar lucros, é fundamental tomar algumas precauções:

Estabilidade dos Webservices

Certifique-se de que os webservices que sua loja utiliza garantem por contrato a velocidade das consultas e estabilidade do sistema, e realize testes de stress para assegurar suas operações. Se no momento de maior movimento o seu serviço de pagamento, ou de cálculo de frete, por exemplo, não conseguir suportar o fluxo de pedidos e ficar muito lento, ou simplesmente cair, isso irá afetar diretamente a experiência de compra do usuário, fazendo com que ele, provavelmente, não volte a comprar em seu site.

Cuidados com a Entrega

Em épocas que atraem um aumento considerável de pedidos, reforce o compromisso com as transportadoras de cumprirem os prazos corretos e não deixe de monitorar o processo até a conclusão da entrega. Indicamos também, estender neste período o prazo de entrega de seus produtos (não demasiadamente por conta de cancelamentos). Isso faz com que seu e-commerce se proteja quanto a imprevistos – comuns nessas datas – e previne reclamações dos consumidores devido ao atraso no recebimento da mercadoria.

Não fique na mão de uma só transportadora. Nesses períodos de grande movimento, se sua loja possui uma única opção para entrega, e esta não conseguir atender toda a demanda, seu e-commerce terá que arcar com o prejuízo – tanto financeiro, quanto moral.

Mantenha sua Credibilidade

Tome muito cuidado na hora de apresentar suas ofertas. Muitas empresas ao anunciarem descontos “imperdíveis”, diminuem o preço do produto, porém aumentam o valor do frete de forma considerável. Ao perceber que estão sendo “enganados”, muitos consumidores abandonam a compra na etapa final. O processo inverso também necessita de atenção. Quando o e-commerce realiza campanhas de frete grátis, a transportada continua cobrando pela entrega. É preciso uma análise devida e ações bem estruturadas, pois se nem a transportadora e nem o consumidor estão pagando, é a sua empresa que está arcando com este custo.

Com uma infraestrutura reforçada e todos os processos funcionando em harmonia, seu e-commerce estará preparado para que nenhum imprevisto prejudique esta oportunidade.