Entenda como funciona a logística de um marketplace

Os marketplaces têm se tornado um destino de compras cada vez mais comum aos consumidores. Seja pela praticidade de encontrar tudo em um só lugar ou pelas boas condições de preço, o fato é que o comércio online nesses ambientes vem aumentando. Para o empreendedor, que deve aproveitar a alta demanda, também é hora de pensar na otimização logística do marketplace.

No post, você vai entender um pouco mais sobre a dinâmica dessa atmosfera, do conceito ao funcionamento. Além disso, também vai conhecer os principais aspectos logísticos da operação no marketplace e saber quais são as particularidades da gestão de armazenagem e escoamento.

O que é e como funciona o marketplace?

Marketplace é um termo relativamente recente. Traduzido de forma literal, a expressão diz respeito a um “espaço de comércio” — no mundo físico, poderia ser o equivalente aos shoppings centers de tijolo e cimento.

Os maiores marketplaces do Brasil (os mais expressivos são B2W, Mercado Livre, Walmart e Amazon, que dominam o mercado) crescem a passos largos. De acordo com uma pesquisa do Ebit, o canal faturou R$ 73 bilhões em 2017 e expectativa é que continue crescendo.

Os empreendedores já perceberam a oportunidade e têm investido cada vez mais nos marketplaces. Segundo levantamento da Precifica, havia 7.100 vendedores diferentes atuando no canal Walmart, Americanas e Extra no final de 2017. O aumento de players chegou a 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O otimismo e a iniciativa são justificáveis: não há limites para as prateleiras virtuais, e o cliente geralmente encontra tudo de que precisa (de eletrônicos a sapatos) em um só clique.

O cotidiano da operação é semelhante ao de um e-commerce tradicional. Na maioria dos casos, o marketplace se encarrega da divulgação do site, com o objetivo de atrair mais usuários dispostos a comprar, e lucra ao cobrar uma porcentagem sobre cada venda.

Ao registrar um pedido via marketplace, porém, cabe à empresa a tarefa de dar andamento à separação e ao envio da mercadoria, lidando diretamente com a logística do escoamento.

Principais características da logística do marketplace?

O marketplace é uma estratégia bastante vantajosa aos negócios da era digital. Mas vale ficar antenado: para uma operação enxuta e lucrativa, algumas características do ambiente devem ser observadas. Confira as principais!

Sincronização de estoque

Não faz muito tempo que o estoque era visto pelos gestores como um capital congelado, mais um problema do que uma solução. Nos novos tempos do mercado, porém, a administração estratégia chegou ao inventário e, agora, mais do que nunca, o estoque é um grande setor de oportunidades.

É evidente que alguns cuidados ainda precisam ser tomados. Quando uma mercadoria excedente não tem vazão, os custos sobem. Quando itens ficam muito tempo parados no galpão, a depreciação corrói os lucros comerciais. E mais: no marketplace, que funciona como um canal adicional, todos os dados têm que estar bem claros, garantindo que pedidos serão atendidos de acordo com o prometido.

Por isso, a sincronização de estoques é fundamental para uma operação enxuta, eficiente e que deixe o consumidor satisfeito. O monitoramento precisa ser rígido e constante, evitando falhas que prejudicam a rentabilidade e afetam a percepção do mercado sobre a qualidade dos serviços.

Análises de consultas

A realidade do estoque nos leva a outro ponto essencial: a necessidade de tornar as análises do negócio uma obrigação cotidiana. Assim como é preciso garantir que os itens estejam disponíveis e sejam corretamente enviados aos clientes, também deve haver controle sobre as demais variáveis da operação no marketplace.

O volume diário de vendas, por exemplo, é um excelente indicador. A evolução semanal, assim como o resultado de uma campanha específica (do próprio marketplace ou via anúncios próprios), é um excelente termômetro para medir a eficácia da operação.

Seleção das melhores soluções

Em se tratando de logística, e certamente um dos pontos mais sensíveis da operação no marketplace, são as muitas possibilidades para o escoamento da mercadoria. Cabe ao gestor decidir qual é a mais adequada ao contexto do negócio.

O dropshipping, por exemplo, permite que a empresa dispense a manutenção de um estoque próprio, firmando parcerias com fornecedores que despacham o item vendido diretamente ao cliente. Neste cenário, entretanto, o lojista perde o controle sobre o envio e, por isso, deve deixar as políticas bem claras ao cliente.

Outra possibilidade é o cross docking (CD), em que o lojista identifica um novo pedido e, sob demanda, solicita a mercadoria ao fornecedor, que a envia a um centro de distribuição. Cabe ao CD, então, despachá-la ao endereço final. Aqui, embora seja uma alternativa com bons lucros, vale ficar atento à qualidade do fluxo de informação entre os envolvidos, evitando transtornos internos e insatisfações do cliente.

O fulfillment, por sua vez, pressupõe que todo o processo logístico — da cadeia de suprimentos à fidelização do cliente — fique sob responsabilidade da empresa que opera no marketplace. Essa modalidade confere controle ao negócio, mas também implica em uma operação bem mais robusta e estruturada.

A solução escolhida deve ser pertinente à realidade da empresa e atender às necessidades logísticas da marca. No marketplace, há muitas possibilidades, e os líderes precisam enxergar as vantagens e as desvantagens de cada uma delas.

Contratação de bons parceiros

Para que tudo funcione da melhor maneira possível, a seleção de bons parceiros é crucial. Certifique-se de que as empresas sejam idôneas e compartilhem do seu objetivo: fortalecer o negócio e prosperar sempre.

Para isso, analise o mercado e converse com especialistas. Tire suas dúvidas, analise propostas e crie uma relação de confiança com seus aliados comerciais. Assim, você garante que a logística do marketplace opere da forma mais rentável possível para o seu e-commerce!

O conteúdo despertou em você novas ideias e impulsos? Ótimo! Aproveite, agora, para se aprofundar um pouco mais no assunto e veja qual é a importância de cumprir os prazos de entrega do e-commerce.

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